TÍTULO: A coragem de Danso
LANÇAMENTO: 2024
EDITORA: Perabook
SINOPSE: Danso é um bebê confiante que não tem medo de experimentar coisas novas. Sua mãe percebe que ele está crescendo e, como um passarinho, pensa em sair do ninho. Danso, muito esperto, decide mostrar o que já aprendeu a fazer: colocar e tirar a roupa, jogar capoeira, andar de triciclo… Ele sabe que, quando quiser e precisar, tem a proteção e o carinho da mãe. Esse cuidado dá ainda mais coragem para que Danso faça o que os bebês adoram fazer: descobrir o mundo.
TÍTULO: Mãos
LANÇAMENTO: 2024
EDITORA: Companhia das Letrinhas
SINOPSE: Com a ajuda de sua professora Glorinha e de seus pais, Paulo e Pedro, Orion faz uma grande descoberta: o poder de suas mãos pode transformar o mundo!
TÍTULO: A Little Guide to Meditation: For Children Who Want to Connect with the World
LANÇAMENTO: 2024
EDITORA: Tate Publishing
SINOPSE: Teaching children about the roots of meditation in African culture, this soothing illustrated manual guides young ones in active meditation ― soothing souls and grounding bodies in connection with the wider world.
TÍTULO: Inesquecíveis
LANÇAMENTO: 2024
EDITORA: Editora Moderna
SINOPSE: “Inesquecíveis” é um forte e potente poema de Kiusam de Oliveira, ativista do Movimento Negro Unificado (MNU), que exalta as pessoas inesquecíveis que marcaram profundamente a vida da autora com seus feitos, seus sonhos, com suas lutas, com suas ousadias.
TÍTULO: Omo-Oba: Histórias de Princesas e Príncipes
LANÇAMENTO: 2023
EDITORA: Companhia das Letrinhas
SINOPSE: As histórias deste livro narram aventuras, dramas e peripécias de princesas e príncipes africanos. Cada uma a seu modo, essas personagens enfrentam guerras, desvendam mistérios, fazem autodescobertas e amadurecem em contos narrados por Kiusam de Oliveira, um dos nomes mais importantes da literatura negro-brasileira. As narrativas vêm acompanhadas pelas belas ilustrações do artista pernambucano Ayodê França. Em seu conjunto, Omo-oba é mais que um livro — é também a forma que a autora encontrou para empoderar meninos e meninas de todo o Brasil, ao potencializar as virtudes de uma realeza que é a verdadeira ascendência da população negra do nosso país.
TÍTULO: LINEBEIJU
LANÇAMENTO: 2022
EDITORA: Nandyala
SINOPSE: Organizada pela renomada escritora Kiusam de Oliveira, a obra reúne contos ficcionais para leitoras e leitores infantojuvenis, elaborados na perspectiva da Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil.
TÍTULO: Akili está feliz
LANÇAMENTO: 2022
EDITORA: Melhoramentos
SINOPSE: Neste livro para crianças bem pequenas, Kiusam de Oliveira e Rodrigo Andrade nos apresentam o adorável Akili. Ele está conhecendo o mundo à sua volta e aprendendo a reconhecer os próprios sentimentos. Akili se sente feliz, e os pequenos leitores vão poder descobrir com ele um pouco mais sobre suas emoções.
TÍTULO: Pequeno Manual de Meditação para Crianças que Querem se Conectar com o Mundo
LANÇAMENTO: 2022
EDITORA: Pallas Mini
SINOPSE: Em Pequeno manual de meditação – para crianças que querem se conectar com o mundo a autora ensina as crianças a mergulhar no seu eu interior, encontrar o ritmo da respiração, sentir o coração, a vibração do sagrado, a ter paciência e concentração, pelos caminhos das cores, pelo toque da natureza, pela dimensão do universo, em agradecimento à vida pelos caminhos da ancestralidade africana.
TÍTULO: Com qual penteado eu vou?
LANÇAMENTO: 2021
EDITORA: Melhamentos
SINOPSE: Uma obra fundamental para pautar a diversidade e a beleza que existe em cada criança, independente de com qual penteado ela vai. Com um texto rico e claro, como só a Kiusam de Oliveira, doutora em Educação e com diversas publicações de sucesso, poderia nos trazer. Este livro é uma dessas pinturas estonteantes. Cenas plásticas que nos prendem a atenção! A festa de 100 anos do Seu Benedito vai animar toda a família, afinal, agora ele é um cen-te-ná-rio. Para homenagear seu bisavô nessa data tão importante, suas bisnetas e seus bisnetos irão escolher penteados lindos para participarem da comemoração. E cada uma e cada um irá presentear seu bisa com a virtude mais poderosa que tem. Com qual virtude você presentearia alguém tão especial?
TÍTULO: Menina Pretinha e Menino Pretinho
LANÇAMENTO: 2021
EDITORA: Leiturinha
SINOPSE: Quando você tiver nas mãos o livro Menina Pretinha, Menino Pretinho, de Kiusam de Oliveira, com ilustrações de Carol Fernandes e Rodrigo Andrade, trate de segurar firme contra o peito. Ele tem asinhas e sabe voar! Nos delicados tons pastéis, em que predominam o rosa para o menino e o amarelo para a menina, o livro foge do óbvio, desconstrói e reconstrói nosso olhar para as infâncias. Todas elas, diversas, belas, especiais, aladas. Não vou te contar tudo, afinal, você tem que procurar os detalhes. Cadê? Achou…! Com um texto ritmado e lúdico, ideal para bebês e bem miúdos, a edição da Original Leiturinha, traz até um QR code para canções do livro. Mas a leitura pode começar de qualquer lado: do lado da menina ou do lado do menino. No meio, o sonho, país onde tudo é possível e onde as ilustrações dos artistas se encontram. Ao folhear o livro, páginas se desdobram, e não é a história que desdobram. É o Tempo.
TÍTULO: Solfejos de Fayola
LANÇAMENTO: 2021
EDITORA: Editora de Cultura
SINOPSE: Fayola é uma bebê muito esperta. Ela que produz com a boca sons de instrumentos musicais tradicionais da cultura africana, que os adultos têm que imitar e cujos nomes têm que adivinhar. Com rimas divertidas, os adultos entram na brincadeira. Será que conseguirão acertar os desafios musicais de Fayola?
TÍTULO: Tayó em Quadrinhos
LANÇAMENTO: 2021
EDITORA: Companhia das Letrinhas
SINOPSE: Uma das personagens mais queridas e conhecidas da literatura infantil brasileira ganha um livro recheado de pequenas histórias em quadrinhos que falam sobre identidade, empoderamento, preconceito e pertencimento. Tayó é uma menina animada, criativa e que adora brincar e aprender. Ao lado de seu amigo Kayodê, ela vai nos apresentar parte de seu mundo e de suas reflexões em tirinhas coloridas e divertidas. Com ajuda de Tayó, os leitores vão conhecer conceitos como racismo, ancestralidade e machismo e descobrir como questionar atitudes que não são legais. Afinal, ela é uma menina empoderada e uma cidadã engajada, pronta para mostrar como as crianças podem fazer a diferença! Neste livro carismático, a renomada Kiusam de Oliveira fala de temas contemporâneos com uma linguagem descontraída e acessível. Com tirinhas ricamente coloridas pela grafiteira e artista plástica Amora, Tayó vai inspirar crianças (e adultos) de todas as idades a conhecerem e celebrarem suas identidades e lutarem por igualdade e reconhecimento.
TÍTULO: O black power de Akin
LANÇAMENTO: 2020
EDITORA: Editora de Cultura
SINOPSE: A tristeza invadiu o coração de Akin, jovem negro de 12 anos, que cobre a cabeça com um boné ao ir para a escola. Ao seu avô, Dito Pereira, ele não conta que tem vergonha do seu cabelo, motivo de chacota dos colegas. Antes que Akin tome uma atitude brusca, o sábio avô, com a força das histórias da ancestralidade, leva o neto a recuperar a autoestima. Agora confiante, Akin ergue seu cabelo black power e se sente um príncipe. Além do prefácio assinado pelo rapper Emicida, O black power de Akin tem projeto gráfico e ilustrações que incorporam referências da ancestralidade em linguagem contemporânea de arte digital, criados pelo designer Rodrigo Andrade.
TÍTULO: O mar que banha a Ilha de Gore
LANÇAMENTO: 2015
EDITORA: Editora Peirópolis
SINOPSE: Neste livro, o leitor fará o caminho inverso das viagens empreendidas pelos africanos escravizados a partir do século XVI. Pelas mãos de Kika, ele conhecerá uma terra rica e cheia de histórias, e poderá encontrar o caminho para compreender a história afro-brasileira e ajudar a delicadamente incluir o negro e sua trajetória traumática no imaginário da formação da cultura brasileira.
TÍTULO: O mundo no black power de Tayó
LANÇAMENTO: 2013
EDITORA: Editora Peirópolis
SINOPSE: Tayó é uma menina negra que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. A autora apresenta uma personagem cheia de autoestima, capaz de enfrentar as agressões dos colegas de classe, que dizem que seu cabelo é “ruim”. Mas como pode ser ruim um cabelo “fofo, lindo e cheiroso”? “Vocês estão com dor de cotovelo porque não podem carregar o mundo nos cabelos”, responde a garota para os colegas. Com essa narrativa, a autora transforma o enorme cabelo crespo de Tayó numa metáfora para a riqueza cultural de um povo e para a riqueza da imaginação de uma menina sadia.
TÍTULO: Omo-oba: Histórias de Princesas
LANÇAMENTO: 2009
EDITORA: Mazza Edições
SINOPSE: Omo-Oba: Histórias de Princesas é um livro que privilegia o recontar de mitos africanos, muito divulgados nas comunidades de tradição ketu, pouco conhecidos pelo público em geral e que reforçam os diferentes modos de ser femininos. Os seis mitos apresentados têm o objetivo de fortalecer a personalidade de meninas de todos os tempos.