• Nascida em Santo André (1965), grande São Paulo, aos 14 anos ingressou no Colégio IESA para cursar Magistério de segundo grau. Logo após, foi para a Fundação Santo André cursar Pedagogia, com habilitações em Administração Escolar e Orientação Educacional.

    Para qualificar-se fez lato-sensu em Metodologia do Ensino Superior e, na sequência, na USP habilitou-se em Deficiência Intelectual e Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e Doutorado em Cultura, Organização e Educação, ambos pela USP. Até 2019, atuou por 38 anos como professora e gestão pública, sempre atuando na perspectiva antirracista. Dedicou grande parte deste período à Educação Especial, sendo inclusive Chefe da Educação Especial de 2005-2008, em diadema/SP.

    Também nesse município, formou profissionais na perspectiva antirracista, implantando e acompanhando a lei 10.639/03 (2005-2016), como gestora pública. Sua primeira formação antirracista para profissionais da educação se deu a convite do ex-prefeito Celso Daniel, em Santo André, em 1992, e desde lá, nunca mais parou.

    Entre diversas atividades desenvolvidas desde a infância, iniciou ballet clássico aos seis anos; arte que seguiu estudando por 18 anos, tendo se tornado professora ainda adolescente, para turmas de baby class. Estudou com Madame Toshie Kobayashi, Alfredo Valderrama, Vânia Motta, Joyce, Lennie Dale, entre outros. Aos 16 anos, teve seus primeiros contatos com a dança-afro, na Escola de Samba Unidos do Peruche, com Marcelo (in memorian).

    De 2002 a 2007 montou a “Corte dos Orixás” do Bloco Afro Ilu Obá de Min, em São Paulo e começou a ministrar a oficina Ará Ayó: Dançando e Cantando com os Orixás e Igbà-Iwá: O feminino na criação do Universo. Desde 2007 integra como bailarina e coreógrafa o show “Tecnomacumba”, de Rita Benneditto, onde dança e interpreta Oxum.

     

    LANÇAMENTOS
    2009 – Omo-oba: Histórias de Princesas (Mazza Edições)
    2013 – O mundo no black power de Tayó (editora Peirópolis)
    2015 – O mar que banha a Ilha de Gore (Editora Peirópolis)
    2020 – O black power de Akin (Editora de Cultura)
    2021 – Solfejos de Fayola (Editora de Cultura)
    2021 – Tayó em Quadrinhos (Companhia das Letrinhas)
    2021 – Menina Pretinha e Menino Pretinho (Leiturinha)
    2021 – Com qual penteado eu vou (Melhoramentos)
    2022 – Akili está Feliz (Melhoramentos)
    2022 – Pequeno Manual de Meditação para Crianças que Querem se Conectar com o Mundo (Pallas Mini)
    2022 – LINEBEIJU (Nandyala)
    2023 – Omo-Oba: Histórias de Princesas e Príncipes (Companhia das Letrinhas)